quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A terra saneadora, combate Carrapatos
Um carrapato que acabou de sair do ovo pode estar livre de doenças, mas assim que se alimenta de um animal infectado, ele se torna um vetor de doenças em potencial. Na verdade, os carrapatos podem transmitir mais doenças do que qualquer outro artrópode do mundo.

A eficiência em espalhar infecções vem da maneira como eles se alimentam.

Muitas espécies de carrapatos se alimentam de no mínimo três hospedeiros antes de morrerem. Se um hospedeiro estiver doente, o carrapato pode transmitir a infecção para os outros.

A terra saneadora, combate Carrapatos
Os carrapatos duros também têm de manter seus aparelhos bucais incrustados na pele de seus hospedeiros por horas ou até dias para que terminem de se alimentar. Isso dá muito tempo para que os patógenos entrem no corpo do hospedeiro.

Veja uma síntese de como um carrapato costuma se tornar um vetor de doença:

Uma larva ou ninfa consome o sangue de um hospedeiro infectado. Durante o processo, ela leva organismos infectados, como bactérias, para dentro de seu corpo. Os organismos ficam no aparelho bucal e nas glândulas salivares do carrapato. Quando o carrapato encontra seu próximo hospedeiro, ele introduz seu aparelho bucal na pele do hospedeiro e começa a sugar o sangue dele. A saliva do carrapato vai para dentro da ferida para evitar que o sangue coagule. A saliva leva substâncias infectadas para dentro da ferida. Se for espremido enquanto estiver preso na pele ou durante uma tentativa de removê-lo, o carrapato pode regurgitar o sangue infectado dentro da ferida. O hospedeiro infectado se torna um novo reservatório de doença para outros carrapatos. Unindo muitas doenças riquétsias são febres maculosas que causam erupções na pele, náusea, vômitos, dor de cabeça e fadiga. Na maioria dos casos, essas doenças melhoram com antibióticos, mas algumas podem ser fatais sem tratamento médico imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário