sábado, 27 de agosto de 2011

Catapora – cresce o número de casos por todo o Brasil


 
 

A doença
De nome científico varicela, trata-se de uma doença provocada por um vírus. Altamente contagiosa, porém benigna, atinge principalmente as crianças. É caratcterizada pelas manchas vermelhas na pele e pela coceira intensa. De modo geral, é uma doença pouco grave, desde que bem tratada.
Transmissão
A catapora pode ser transmitida pelo ar ou através do contato físico com a pessoa contaminada. Após a transmissão, o indivíduo permanece entre 14 e 21 dias sem apresentar sintomas, o que é conhecido como tempo de incubação. Em seguida, pontinhos vermelhos começam a aparecer pelo corpo, são parecidos como picadas de inseto. Nessa fase, a doença não costuma ser identificada facilmente. Depois de dois ou três dias, essas manchas crescem e tornam-se vesículas (bolhas cheias com um líquido transparente). Muitas vezes, essas bolhas surgem nas mucosas da boca, do nariz, dos olhos, entre outras. Outros sintomas são: febre baixa e dor de cabeça.
Fase final
Já no estágio final, o corpo fica com sinais variados, entre manchas, bolhas, feridas e crostas ressecadas. É essa fase que caracteriza a doença. Enquanto as feridas não cicatrizarem, é preciso manter o doente isolado, pois há forte risco de contaminação.
Vítimas da doença
O risco está em quem nunca teve a doença e que não foi prevenido com a vacina. Aos que já desenvolveram, as chances de a catapora voltar é mínima. No entanto, como esse vírus é o mesmo do herpes zóster (ou cobreiro), há a possibilidade de um indivíduo com baixa defesa ser atingido novamente após entrar em contato com doentes em fase de contágio. Quem tem algum tipo de doença imunodepressiva, como a Aids, por exemplo, deve manter distância desse vírus.
Crianças: cuidado especial
O tempo frio é favorável para a varicela, principalmente porque as pessoas costumam se reunir em locais fechados com maior frequência. Um forte exemplo é a escola, crianças estudantes possuem mais chances de serem contagiadas pelo vírus. Se a doença não for bem tratada ou se manifestar em crianças com resistência muito baixa, as complicações podem aumentar e apresentar problemas ainda maiores como:
Infecção bacteriana secundária: muitas vezes, a criança coça os caroços com unhas sujas, que podem estar contaminadas por bactérias. Se as bolhas contiverem líquido amarelo, é sinal de infecção;
Pneumonia: o vírus da doença pode entrar no organismo e provocar doenças mais sérias em outros órgãos, como pulmões;
Encefalite: é uma inflamação no cérebro. Se esta complicação for detectada rapidamente, as sequelas podem ser evitadas. Mas, se o tratamento for displicente, a doença pode até matar.
Precaução: vacina
Em Brasília, onde o caso de pessoas com catapora cresce vertiginosamente, a vacina está disponível em centros de vacinação ou clínicas particulares de pediatras ou dermatologistas. Mas, por causa da grande procura, em muitos centros médicos da região a vacina está em falta, pois os fornecedores não estão dando conta. A Secretaria da Saúde já registrou mais de 6 mil casos no Distrito Federal e quatro mortes por conta da doença em 2010, número inferior aos anos anteriores, porém tem aumentado a cada dia. O preço da dose de vacina contra a varicela está em R$ 170 e é indicada para todas as crianças com mais de um ano e para adolescentes e adultos que ainda não foram contagiados pelo vírus.
Tratamento da varicela
O doente deve ficar atento a uma determinação: não coçar. As bactérias são invisíveis e, ao entrar em contato com a ferida, podem infeccionar a região e causar escuridão na cicatriz. Para que não haja sequela, a indicação é tomar banho com permanganato de potássio, essa medida alivia a coceira e cicatriza mais rápido as feridas. Basta dissolver um pacote ou um comprimido em cinco litros d’água. Se houver início de infecção, antibióticos são receitados. O médico é muito importante para acompanhar o processo, o paciente não deve tomar nenhum remédio sem antes consultá-lo. Se as dores de cabeça ficarem intensas, é possível que tenha surgido alguma complicação.
Indicações
→ Corte sempre as unhas e deixe-as limpas;
→ Evite contato com pessoas com baixa capacidade de defesa;
→ Use roupas leves, para evitar calor e aliviar as coceiras;
→ Use luvas na hora de dormir, se a coceira incomodar muito;
→ Tente aliviar o prurido com talcos mentolados ou banhos com maisena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário