quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PRAGAS URBANAS

     Pragas urbanas são espécies de insetos ou animais que infestam os campos e cidades provocando danos à nossa saúde e podem picar, morder, danificar alimentos e objetos e ainda transmitir doenças ao homem.
 
logo 7 moficada.jpg   
  Elas geralmente se procriam no inverno e se espalham no verão, época em que as baratas,ratos,mosquitos, moscas,cupins,pombos, formigas e outros são mais vistos.
     As pragas migram para as zonas urbanas buscando alimentação e abrigo, o que é proporcionado pelo próprio homem, quando esses mantêm ambientes sujos e quando depositam lixo em locais inadequados. Dentre as principais espécies encontradas em áreas urbanas destaca-se as baratas, os pombos e as formigas.
     São necessárias algumas ações para a preveenção do deslocamento de pragas para as áreas urbanas, como: não amontoar lixo ou materiais em desuso, manter alimentos em locais fechados, vistoriar depósitos e locais onde alimentos são armazenados periodicamente, mantendo o local sempre limpo. Ao detectar a presença de qualquer espécie é importante acionar uma equipe especializada em controlar pragas e vetores para que o local seja inspecionado e, após a inspeção, seja realizada a erradicação de tais espécies.

     Formigas, baratas, e cupins: arme-se contra essas pragas urbanas, que transmitem doenças, como infecções e pneumonia, aprenda a afastá-las de vez do seu convívio.
 


 
      Esses "inquilinos" costumam chegar sem convite e com malas prontas para viver em nossos lares. E pior, essas pragas urbanas, uma vez bem instaladas, são difíceis de ser "despejadas". Elas 'carregam em suas bagagens' uma série de microrganismos prejudiciais à saúde. Isso já foi comprovado cientificamente no caso das baratas e formigas.
      Elas representam um alto risco, principalmente para crianças, idosos e enfermos. Para a sua proteção e a de sua família, conheça, a seguir, um pouco mais sobre esses bichos e aprenda a afastar, de vez, esses visitantes indesejáveis.

      As baratas são os insetos mais presentes em nosso dia-a-dia. Há cerca de quatro mil espécies. Surpreendentemente, menos de 1% delas buscam o convívio com o homem. São as domésticas ou caseiras e as baratas de esgoto (conhecidas popularmente por francesinhas) que se espalham facilmente pelas casas, circulando com agilidade pelas estruturas, em busca de abrigo e alimento. Acredite, elas podem viver de seis meses a três anos.
      CURIOSIDADE: essas pragas, consideradas repugnantes, asquerosas e nojentas, são tão resistentes que até sobrevivem a ataques nucleares. A quantidade de radiação que as baratas suportam é equivalente a de uma explosão termonuclear.
      RISCO À SAÚDE: elas podem provocar intoxicação alimentar, diarréia, infecções (inclusive respiratórias), contaminação por salmonela e outras doenças.

      XÔ, BARATA!
 Mantenha os alimentos guardados em recipientes fechados.
 Conserve armários e despensas lacrados e sem resíduos de alimentos.
 Verifique, periodicamente, frestas e cantos de armários e paredes em busca de pistas que revelem a presença dessas inoportunas.
 Embale restos de alimentos em sacos de lixo adequados.
 Não amontoe caixas de papelão, jornais e lixo em casa.
 Tampe os ralos não sifonados (aqueles que não têm um sistema de canos em forma de 'S', que impedem a passagem de mau cheiro).
 Coloque borrachas de vedação na parte externa inferior das portas.
 Não deixe que se formem buracos nas paredes, inclusive entre os revestimentos de concretos e pisos.
 Limpe periodicamente a parte de trás de quadros e painéis.
 Evite comer na mesa de trabalho, mas, se for preciso, proteja os teclados dos computadores, para que não acumulem restos de comida.
 Mantenha bem limpos e desengordurados os móveis e eletrodomésticos da cozinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário