sábado, 27 de agosto de 2011

Asma na infância: Causas da asma e principais sintomas do ataque de asma


Criança com asma, ataque de asma, criança asmática
A asma brônquica é uma doença pulmonar, que pode pôr a vida em perigo e, com freqüência, trata-se de uma doença crônica, isto é, a pessoa pode desencadear diversas crises por toda a vida. A asma brônquica causa problemas respiratórios, os quais, quando agudos se chamam ataque ou episódios de asma brônquica. Não se sabe até hoje como a pessoa adquire a asma, entretanto uma vez que se tem a doença, os pulmões podem reagir a estímulos e desencadear os ataques. Uma simples secreção gripal de resfriado ou infecção pode provocar uma crise asmática (Ballone 2001a).
ataque de asma
ataque de asma
Segundo Teles Filho (2003), em 2600 a.C., a asma foi descrita pela primeira vez no livro médico “A Teoria do Interior do Corpo”, conhecido como “Nei Ching”, escrito por Huang-Ti, o imperador amarelo. Em 1550 a.C., em Tebas, nos papiros de Ebers existiam algumas referências à asma aguda, cujo tratamento consistia na utilização de fezes de crocodilo ou de camelo associado a ervas como o meimendro ou cebola. Hipócrates (460-370 a.C.) descreveu a asma como um castigo divino, semelhante à epilepsia.
Thomas E. Willis (1621-1675), médico inglês, foi o primeiro a reconhecer que a asma se tratava de uma doença brônquica, ocorrendo uma constrição brônquica. Identificou um tipo de asma meramente pneumônica, onde as vias aéreas estão obstruídas e outra convulsiva, de origem nervosa, sem obstrução brônquica, provocada por uma câimbra das fibras móveis dos brônquios e vasos dos pulmões, diafragma e músculo do tórax. Em 1968, John Floyer fez referência a predisposição hereditária da asma, o qual identificou a diferenciação entre a asma convulsiva e a asma periódica, observando as reações dos pacientes na poluída e enfumaçada Londres, associando a qualidade do ar às crises de asma (Teles Filho, 2003).
Rozov (1999) define asma como uma condição clínica, alérgica, levando à hipersensibilidade brônquica. Esse fator está presente na formação dos pulmões, podendo combinar com outros fatores como alérgenos, temperatura, poluentes, umidade do ar, emoção, drogas, corantes, ocorrendo a crise conforme o grau de reatividade das vias aéreas.
As lesões das vias respiratórias podem ser crônicas, todavia, os quadros agudos são caracterizados por uma resposta aumentada da traquéia e brônquios, manifestada por estreitamento generalizado das vias aéreas secundárias a broncoespasmo (diminuição do calibre das vias respiratórias), edema de mucosas (inchaço) e hipersecreção (aumento de catarro ou muco). A resposta inflamatória tem sido apontada como a principal manifestação da asma (Holly e Holly, 1997).
De acordo com Rozov (1999), a asma aguda é uma desordem bastante comum, caracterizada por ataques de falta de ar ou sibilância (chiados), com variáveis graus de obstrução de vias aéreas. Como as respostas individuais são de vários tipos, o prognóstico da doença está relacionado com o grau de obstrução e a resposta que as vias aéreas dão aos diferentes estímulos. É possível que essa resposta esteja associada com determinados fatores, como idade, apresentação inicial do quadro obstrutivo e tabagismo na família.
Para Guyton (1987), a asma é vista, geralmente, como uma hipersensibilidade alérgica a substâncias estranhas no ar, principalmente o pólen das plantas. Os efeitos das reações alérgicas aumentam a resistência das vias respiratórias, o diâmetro dos brônquios diminui especialmente na expiração e em seguida abre um pouco durante a inspiração. A pessoa asmática pode inspirar apropriadamente, mas tem grande dificuldade de expirar, produzindo dispnéia ou falta de ar. O volume residual pulmonar aumenta muito durante a crise asmática devido à dificuldade de expirar.
Thorwald e Dahke (1997) definem o ataque de asma como um sufocamento que põe a pessoa em risco de vida. O asmático recebe em demasia o ar, os pulmões incham muito provocando um espasmo no momento de expirar, retém o ar e acaba se envenenando pelo fato de não conseguir expelir o ar usado. O fluxo respiratório é comparado ao equilíbrio de relacionamento entre o dar e receber de outras pessoas no seu relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário