sábado, 27 de agosto de 2011

Porque adoecemos: Fatores que favorecem e influencia o adoecimento

Os estudos que tentam explicar como os fatores psicossociais e fatores psicológicos interferem no aparecimento de determinadas doenças são diversos e alguns deles serão aqui discutidos.
De acordo com CALATAYUD (1999), os agentes causadores de enfermidade podem ser físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos, portanto para se compreender a enfermidade ou a saúde deve-se considerar as múltiplas causas. GUIMARÃES (1999) compartilha que a doença deve ser vista de forma ampla, levando em conta os fatores biológicos, psicológicos e sociais.
Segundo SPIEGEL (2000) os transtornos psiquiátricos e estilos de personalidade podem influenciar ou agravar condições médicas.  ANGERAMI (2000) levanta a importância de características peculiares como os fatores socioeconômicos, intimamente ligados a certas condições médicas. Fatores comportamentais ou de risco parecem estar ligados a algumas doenças (STOUDEMIRE e HALES, 2000), além de serem colaboradores para ocorrência de algumas morbidades. GUIMARÃES (1999) discorre a respeito do que é considerada uma boa avaliação, a qual deve incluir sintomatologia, percepção da doença, padrões de comportamento, além de aspectos demográficos, sendo que tais dados devem ser relatados pelo próprio paciente.
O estresse em um fator importante na gênese e manifestação da doença, pois diminui a capacidade imunológica e favorece o oportunismo de vírus, bactérias e outros agentes na formação da doença.
LIPP (1996) e SEBASTIANI (1998) descreveram as fases de estresse, de acordo com a conceituação de Selye, da seguinte forma:
  1. Fase de alerta que consiste na ativação do sistema nervoso autônomo simpático preparando o organismo para luta ou fuga. Entendida como período em que o organismo busca re-estabelecer a homeostase e não o consegue devido à constante presença do agente estressor ;
  2. Fase de resistência é o desencadeamento do esgotamento psicológico, que leva futuramente à fase de exaustão, a qual poderá desenvolver problemas como depressão e;
  3. fase de exaustão física que poderá promover o aparecimento de patologias.
Estas visões tentam, novamente e de forma reducionista, explicar determinadas condições médicas desconsiderando as diversas condições variáveis às quais o indivíduo está submetido, conseqüentemente, sendo por estas variáveis influenciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário