quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A terra saneadora, combate Pulgas
As pulgas são minúsculas, mas quem já viu uma pode reconhecê-las com facilidade. São pequenos insetos achatados e sem asas que possuem um talento especial para saltar antes que você possa pegá-los. Seus corpos são cobertos com placas duras. Por isso, se você pegar uma, esmagá-la pode ser um desafio. Esta dura cobertura externa protege as pulgas de tudo, dos dentes dos animais à batida no chão após um longo salto.

A olho nu, o exoesqueleto de uma pulga parece completamente liso, mas na realidade é coberto por minúsculos pêlos que saem da sua cabeça. Seus corpos achatados e os pêlos apontando para trás tornam mais fácil para as pulgas se rastejarem na pele de seus hospedeiros. Mas se algo tentar desalojá-las, os pêlos atuam como minúsculas proteções tipo velcro.

Uma pulga também tem espinhos em torno da cabeça e da boca - o número e o formato variam de acordo com a espécie. A boca é adaptada para perfurar a pele sugar o sangue. Várias peças bucais ficam juntas para formar um tubo para beber semelhante a uma agulha.

Eis aqui um resumo:
• Duas lacínias, tipo serrinhas, cortam a pele. Também ficam juntas para formar um canal para a saliva;
• A gálea é como uma agulha. As lacínias cercam a gálea e, juntas, formam o estilete, ou órgão de perfuração;
• O pré-mento e os palpos labiais formam o lábio, que dá suporte ao estilete.

Quando uma pulga morde seu hospedeiro, o sangue viaja de um vaso sangüíneo através da gálea até o corpo da pulga. Isto provoca muita sucção, proveniente das bombas existentes na boca e no aparelho disgestivo da pulga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário