quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cistite

Cistite, doença mais frequente nas mulheres
Cistite é uma doença ocasionada por infecção e/ou inflamação da bexiga. É causada pela bactéria Escherichia coli. Estão expostos à cistite homens, mulheres e crianças.

As mulheres são as vítimas mais frequentes em decorrência de suas características anatômicas femininas, pois o canal urinário feminino é mais curto e próximo ao ânus, onde se encontra a bactéria, sendo assim penetra com maior facilidade na vagina, atingindo a uretra e a bexiga, lugares propícios para se multiplicar. Pode ser causada também pelo atrito do pênis com a uretra durante o ato sexual.

Os sintomas são: vontade constante de urinar, ardência durante a micção, dores na bexiga, nas costas e no baixo-ventre, mau cheiro e sangue na urina, febre.

O diagnóstico é feito através de exame de urina tipo I, urocultura com antibiograma.

O tratamento da cistite é feito à base de antibióticos.

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar a cistite, como: beber muita água, urinar com frequência, evitar roupas íntimas muito justas, intensificar os cuidados com a higiene pessoal.
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário